quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CACHOEIRA DO ONÇA - MAIS 3 NOVAS VIAS

VALE DO PARAÍBA VISTO DO GOMERAL, NO ACESSO À CACHOEIRA.
ACESSO À CACHOEIRA
          Chega a temporada e a lista de projetos é tão grande para tão pouco tempo disponível que ficamos até meio confusos. Ano passado demos início à conquista de um novo point, bem diferente dos já existentes por aqui, e que devido a compromissos, chuvas, etc, teve os trabalhos desacelerados.
          Após uma breve conversa consentimos priorizar a falésia da cachoeira do Onça, até porque falta pouco a ser feito, e partimos neste último sábado (10/ago) equipados com nossas velhas armas de conquista: furadeira, grampos,...
FALÉSIA DA CACHOEIRA DO ONÇA
          Logo na chegada nos deparamos com o proprietário do local, que já havia nos autorizado a começar os trabalhos mas lembrou que temos que finalizar a negociação para liberação do acesso, as regras, essas coisas, assim como na falésia Paraíso, para que possamos usufruir sem ter problemas.
         Iniciando o dia, decidimos começar por uma linha que vimos entre a fenda Futum e a Martelo de Thor, bem na aresta, com movimentos fortes e alguns delicados. Já queríamos tê-la grampeado, mas as chuvas não permitiram. Equipei a fenda, chegando na base pois usaríamos esta como acesso para a nova conquista e desci deixando o top montado para o Inácio que não demorou mais que 1 hora para tirar os "moves" e grampear a via Clima 10, que está aguardando o first ascent.
FENDA FUTUM
         Sem perder tempo, olhamos à esquerda para uma linha mais curta, com dois tetinhos brabos que nos animou a gastar mais alguns P´s, e assim foi. Claudião escalou pela fenda Futum e bateu uma nova base à esquerda, deixando o top montado para que eu tirasse os "moves" e ja descesse grampeando. Mais uma pronta, a Ressonância, que já teve sua primeira cadena na conta do Inácio, com grau sugerido em VIIb.
LUÍS FLÁVIO OLIVEIRA NA FENDA FUTUM VSUP - MÓVEL
         Mantendo o ritmo, Inácio ainda aproveitando a Futum, escalou esta, migrou um pouco para a direita, passando por cima da Martelo de Thor e batendo uma nova Parada à direita desta última, no final de uma fendinha vertical muito atraente. Claudião, sem titubear, já subiu descobrindo os movimentos e desceu no mesmo ritmo das marretadas, instalando os grampos. A terceira do dia concluída: "Só viagem" VI sup com outro first ascent na conta do Inácio.
INÁCIO BIANCHI BATENDO A NOVA PARADA DA FUTUM.
         Os nomes das vias foram homenagens a um programa de rádio que gostamos muito, o qual ouvimos todos os sábados as 21h na rádio Clube de Guaratinguetá 97,1 Mhz chamado Ressonância apresentado por Beto Branco, roqueiro das antigas em Guará. A via Clima 10, além de ser o bordão mais usado pelo apresentador, foi a décima a ser conquistada no pico e justamente no dia 10.
LUÍS FLÁVIO OLIVEIRA GRAMPEANDO A RESSONÂNCIA VIIb
CLÁUDIO MEDEIROS NA TENTATIVA DA SÓ VIAGEM - VI SUP
   





  Ressonância, ficou pelo nome do programa e também pelo local onde está a via que, devido ao barulho da cachoeira, tudo que se ouve de alguém que fale alguma coisa lá em cima na base, é apenas uma ressonância.
LUÍS FLÁVIO OLIVEIRA NA REPETIÇÃO DA SÓ VIAGEM - VI SUP
CLÁUDIO MEDEIROS GRAMPEANDO A "SÓ VIAGEM"
E a Só viagem é outro bordão famoso e incessantemente usado durante o programa.
Final do dia e partimos satisfeitos mal vendo a hora de retornarmos para conquistar as últimas 5 ou 6 vias ainda possíveis nesta parede.
Muito em breve divulgaremos todas as informações necessárias, regras, acesso, etc, para desfrute desse excêntrico local, à beira da cachoeira.
      LUÍS FLÁVIO OLIVEIRA.
ARSENAL













CLÁUDIO MEDEIROS - SÓ VIAGEM VI SUP.

Novas vias:
7. Ressonância - VIIb
9. Clima 10 - projeto
11. Só viagem - VI Sup
Croqui completo em www.cadenaescalada.com



2 comentários:

  1. Muito bom, a matéria e o dia da escalada e conquistas. Só faltou dizer que o programa Ressonância vai ao ar todos os sábados as 22 horas na FM 97.1 Mhz

    ResponderExcluir