segunda-feira, 13 de maio de 2013

FALÉSIA PARAÍSO RECEBE VISITA ILUSTRE.


ELISEU NA PARADA DA CLEÓPATRA.



NA CADENA DA CLEÓPATRA VIIc - SETOR SEU RENATO
 Foi no último sábado,11, que tivemos a honra de receber na falésia Paraíso, Eliseu Frechou, um dos escaladores brasileiros mais conhecidos. Foi um dia de escaladas perfeito, a meteorologia estava ideal e levamos nosso visitante para um rolê pelos vários setores da Falésia.
         Começamos pelo setor Seu Renato, onde rolou uma entrevista com Inácio e Claudião sobre todo o processo de nascimento da Falésia, desse projeto que deu certo. Aproveitei para encarar uma via linda, Cleópatra VIIC forte de regletes delicados, e tive a honra de ter minha cadena registrada em vídeo pelo Eliseu.

CLAUDIÃO ENCARANDO A CHARADA VIIc - SETOR BAT CAVERNA
  Partimos para a Bat Caverna, outro setor muito curioso, onde há vias desde IV a um suposto IX grau, ainda projeto. Vias curtas e grossas, onde normalmente reúne uma boa galera, e nesse dia não foi diferente. Entramos, todos, em uma clássica do setor, a Charada VIIC fortíssimo, numa aresta lisa e potente que exige muita força e explosão, na verdade, um boulder que foi grampeado devido ao solo para aterrissagem ser muito irregular, sem chance para crashpad. Espanco geral, nenhuma cadena.
           
INÁCIO BIANCHI NA FIM DO MUNDO NO PARAÍSO VIIa - SETOR APOCALIPSE
        Após um rango para recuperar um pouco da energia gasta em vão na Charada, seguimos para um dos novos setores, Apocalipse, com duas lindas vias conquistadas no dia 21 de dezembro de 2012 (dia do fim do mundo, hahaha) e ainda invictas. Enquanto Eliseu equipava a ainda não encadenada Fim do mundo, eu fazia o mesmo na Armagedon ( via em móvel em uma fenda perfeita). Equipadas, fomos para a briga. Depois das tentativas quase bem sucedidas de Cláudio, Inácio e Pozinho (quase porque todos ficaram no crux, lance de grande abertura de crucifixo, bem delicado) entrei e levei o first ascent pra casa. Graduamos entre VIIa e VIIb. O sol já caía e Eliseu teve que partir, levando uma bela impressão da nossa "casa". 

  Restou-nos então, encarar a já equipada Armagedon. Fiz a primeira tentativa, dando uma bobeada e caindo no final da fenda, vacilo. A seguir, Claudião com uma bela técnica de oposição, muito melhor que a minha, conseguiu economizar na saída (forte) mas sucumbiu logo na entrada da fenda. A cadena e o first ascent sobrou para o Inácio, que, sem titubear, levou um belo on sight de VIIb em móvel.
Na escuridão, juntamos nossas coisas, acendemos nossas headlamps e descemos felizes por um dia especial de visita de nosso ilustre amigo, e de belas imagens e cadenas no nosso Paraíso.


                                           LUÍS FLÁVIO OLIVEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário